Confira nosso Blog

Os benefícios do açaí

Benefícios do Açaí – Para Que Serve

Você pode desfrutar de diversos benefícios do açaí para boa forma e saúde, mas é fundamental que você atente para as condições de preparo e combinações, pois são os acompanhamentos que podem prejudicar o equilíbrio de seu organismo. Você verá agora as principais propriedades do açaí, que o tornaram famoso.

Coração saudável
Possuindo efeitos semelhantes ao vinho tinto, estudos afirmam que o açaí pode ser rico em atocianinas, que é um tipo de antioxidante de plantas que pode oferecer a capacidade de redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. As propriedades dos esteróis vegetais também podem contribuir com benefícios cardioprotetores para as células, o que previne contra coágulos sanguíneos, ocasionando o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de um modo geral.

Sistema imunológico
Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro buscam provar que a ingestão do extrato de açaí pode contribuir para o combate aos organismos nocivos, porém, ainda há poucos argumentos convincentes para a comprovação dessa afirmativa.

Emagrecer comendo açaí
A fama do açaí é que ele pode ser um alimento que prejudica a perda de peso, mas muitos nutricionistas o reconhecem como um superalimento, e que ele pode inclusive ajudar não apenas a perda de peso, mas também na manutenção do peso conquistado.

Estudos realizados junto ao National Institutes of Aging buscam demonstrar que a polpa do açaí pode auxiliar na redução dos efeitos negativos de uma dieta irregular e com consumo de gorduras, mas esses estudos não foram feitos com humanos, então é uma informação que deve ser analisada separadamente.

Vale lembrar que a maioria das preparações com açaí são muito calóricas. Então é mais fácil afirmar que em quantidade e na forma tradicional de consumo (com granola, xarope de guaraná, banana, etc), ele pode engordar.

Contribui para a saúde da pele
Os produtos voltados para a melhora na beleza estão utilizando óleo de açaí, e esse uso é justificado pelo alto teor antioxidante que o óleo pode oferecer. Devemos reconhecer que diversos produtos químicos podem prejudicar a saúde da pele, se consumidos a longo prazo; é exatamente esse fator que contribui para a maior adesão do açaí.

Sistema digestivo mais eficiente
O seu sistema digestivo pode se manter limpo, pois um dos benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.

Melhor funcionamento respiratório
O consumo regular e equilibrado de açaí pode prevenir típicas irritações que podem estar associadas a desconfortos respiratórios, principalmente voltados para reações alérgicas. Esse efeito ainda está sob avaliação.

Células mais saudáveis
As antocianinas encontradas no açaí podem desempenhar uma função fundamental no sistema de proteção das células. Elas podem ajudar a manter as células fortes, o que reduz a possibilidade de ocorrência de invasão de radicais livres. Essa função protetora é um dos benefícios do açaí mais importantes para pessoas que estão em dietas restritas ou que possuem deficiências nutricionais.

Contribuição para o combate contra o cancro
Seu consumo para a boa forma pode ser interessante para a maioria dos consumidores, mas será que todos eles sabem por que podemos desfrutar de tantos benefícios do açaí? Ele é rico em vitamina C e ácido elágico. Essa combinação pode agir no sistema imunológico, o que contribui para suprimir o crescimento do cancro.

Estudos realizados e publicados no Journal of Agriculture and food Chemistry afirmam que compostos polifenólicos retirados do açaí podem reduzir a proliferação de células cancerosas em 56 até 86%. O estudo é voltado para o processo de cancinogênese em nível molecular, que consiste na “morte” das células tumorais antes que haja multiplicação. Evidentemente que essa afirmativa exige estudos mais aprofundados.

Efeito anti-envelhecimento
O efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Afirma-se inclusive que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos blueberries. Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de o considerarem um superalimento.

Fornece energia
O benefícios do açaí podem contribuir com a saúde de um modo geral, pois ele oferece energia e resistência, assim ajudando a combater a fadiga e exaustão. Quando você necessitar de um estímulo extra, delicie-se com o fruto e sinta-se mais motivado. É por isso que muitas pessoas consomem açaí antes ou após os treinos de alta intensidade, pois ele pode favorecer ao rendimento durante o treino e se consumido após, pode reduzir a possibilidade de mal-estar e desconfortos. Esse é um dos principais benefícios do açaí para a boa forma.

Eleva o desejo sexual
O consumo do fruto é associado ao aumento da circulação do sangue no sistema do corpo humano, esse fenômeno é um dos contribuintes para o aumento do desejo sexual, principalmente para homens.

Contribui para o funcionamento mental
Estudos buscam comprovar que o açaí pode impedir o desequilíbrio mental em mulheres na fase da menopausa.

Equilibra os níveis de colesterol
Estudos buscam comprovar que consumir açaí em uma dieta rica em gorduras pode manter os níveis de colesterol ruim (LDL) e colesterol total equilibrados.

Auxilia na saúde dos ossos e dentes
O açaí pode favorecer a saúde dos seus dentes e ossos, pois ele pode contribuir com quantidades significativas de Cálcio. Essa propriedade oferecida pelo fruto pode estar associada ao seu uso para a prevenção de hipertensão e osteoporose.

Livre de câimbras
A contribuição de Potássio oferecida pelo açaí pode um diferencial para evitar os desconfortos ocasionados por má circulação e câimbras. Se conciliado junto aos exercícios físicos e uma alimentação rica em líquidos, o efeito pode ser intensificado, assim reduzindo os impactos de desidratações.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br